Saiba o que levar em consideração antes de ser motorista de aplicativo

Você já pensou em s tornar um motorista de aplicativo? Muitas pessoas que estão em busca de um serviço extra tem investido na área para atuar com horários mais flexíveis.

No geral, essa pode ser uma boa opção para você, mas vale lembrar que é preciso considerar algumas particularidades antes de começar a trabalhar como motorista de aplicativo. Saiba tudo a seguir:

IPVA

Vamos começar falando de um dos impostos obrigatórios mais importantes e mais caros do país, o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Diferente dos motoristas que atuam como taxistas, o motorista de aplicativo não fica isento da taxa, ou seja, se você começar a trabalhar para um app, deverá cumprir com o IPVA 2020 da mesma forma.

Para alguns estados este valor é bem alto, e dependendo da região que o motorista circula e da demanda de viagens por dias, pode ficar caro pagar por essa taxa. É o caso do IPVA 2020 SPque representa uma porcentagem de 4% sobre o valor original do veículo para quem reside no estado de São Paulo.

Taxas

Trabalhar como motorista de aplicativo irá representar diversas vantagens para quem atuar na área, como por exemplo, a flexibilidade de horários e possibilidade de escolher quantas viagens serão realizadas diariamente. Além disso, o motorista atua de maneira mais independente, prestando serviços para a empresa somente a distância.

Entretanto, um outro ponto que precisa se colocado na balança são as taxas cobradas pelo uso do serviço. Por mais que você atue de maneira mais autônoma, ainda estará prestando serviços para uma empresa. Por isso, os aplicativos que promovem viagens ficam com uma porcentagem de cada viagem sua, o que pode ser uma desvantagem se você tiver rodado pouco em determinado do mês.

Deterioração

O serviço de motorista de aplicativa deixa o servidor bastante a vontade em relação a diversos aspectos, mas ao mesmo tempo coloca o proprietário do veículo em total responsabilidade pelo seu instrumento de trabalho: o veículo. Como você estará rodando bastante com o carro e transportando diversos passageiros, será preciso ter bastante cuidado com a deterioração do veículo.

Isso acontece quando o carro fica desgastado e passa a valer menos no mercado, uma vez que a quilometragem total também aumenta. Então, quem está pensando em atuar de motorista de app e pensa em vender o carro em breve, deve considerar os pontos abordados para saber se as vantagens são realmente interessantes para você